segunda-feira, 29 de junho de 2009

A micromídia aliada à grande mídia

No tempo em que foi feita a pesquisa publicaram noticia somente após um ano do desaparecimento de Madeleine. Já os blogs e os micro-blog estavam constantemente publicando questões a respeito do caso.

Tanto twitter e o blog servem de ressonância para a mídia tradicional. Ou seja repercutem aquilo que a grande imprensa noticiou. Surgiram também por partes dos internautas críticas aos grandes veículos. Por isso foi observado que esses novos canais da Internet podem tanto somar para que a mídia tradicional venda mais e ao mesmo tempo seja mais facilmente criticada por seus atos.

Os blogs e micro-blogs permitem que a comunicação se estabeleça em uma via de mão dupla, diferente dos veículos tradicionais, que simplesmente fazem a distribuição de informação. O alcance, como não poderia deixar de ser, é mundial e mais eficaz. A micromídia tem um alto alcance com um custo muito reduzido, e utilizando-se da alta tecnologia. E o melhor, não necessita de concessão pública.

Além de possibilitar a informação em escala mundial, a micromídia faz com que seja contemplada a comunicação interpessoal. Comunicação: Muitos-muitos. E tudo isso só foi possível com a emersão das tecnologias digitais. Os grandes jornais do mundo já estão se rendendo as informações disponíveis no ciberespaço. Não é raro ver nas páginas desses jornais, link’s contendo os endereços de seus próprios blogs e de terceiros, que podem ter relação com os assuntos discorridos nas matérias.

Todas essas tecnologias virtuais de informação facilitam a circulação de informação em escala global, o debate público sobre noticias, a analise de textos feitos por profissionais da comunicação ou não, com vinculo ou sem com as instituições midiaticas. As novas mídias são uma realidade, mas não podemos afirmar tam pouco que os veículos e o capital transnacional esteja perdendo forças. Na verdade os meios digitais podem fortalecer ou servir como resistência pra a grande mídia.
Anderson Machado

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial