segunda-feira, 29 de junho de 2009

Composto informacional midiático

Blogs como este fazem parte do composto informacional midiático. O que é isso? Um conjunto de informações repassadas a todos os cantos do mundo por meios de comunicação que servem para a atualização de notícias. Não apenas a mídia tradicional, jornal, revista, rádio e TV. Participam desse conjunto desde fanzines a portais na web, blogs, twitter, etc.

São suportes que ultrapassam a conversa presencial.

Pra quem lê, o mais importante são aqueles meios que atualizam sobre assuntos de seu interesse. Pode ser as notícias "quentes" ou aquelas fofocas de celebridade, novela, enfim.
Pra ele, não importa muito quem foi que publicou a notícia: um jornalista ou uma instituição, nem se aquilo é verdade ou apenas boato. Importa é que tem assunto pra falar com a galera.

Julgar se a informação é relevante e o meio tem credibilidade parte da própria pessoa em se dar conta do composto informacional midiático a que se expõe.
Para o leitor de um blog, pode não importar a formação do blogueiro, mas sim a relevância dos posts, de acordo com seus gostos e interesses.

O internauta tem contato com informações de inúmeros meios de comunicação. Periódicos impressos, blogs, radiojornalismo e podcasts, telejornais e vídeos do Youtube. A compreensão que ele tem do real e como essas informações intervêm diretamente em sua vida depende do composto informacional midiático que ele assiste.

Mas esse composto não é feito apenas de "recepção". É possível interagir com outras pessoas e perguntar, esclarecer dúvidas sobre as noitícias e informações recebidas, através de fóruns de discussão, MSN, orkut, enfim.

Como exemplo, posso citar a notícia do airbus da AirFrance. Inúmeras pessoas, de todas as partes do mundo, visitaram sites na internet e se comunicaram através principalmente do twitter para saber o que realmente aconteceu. Mesmo que uma pessoa não tenha escrito nenhum post, se ela acompanhou os diálogos, ela também faz parte do composto informacional midiatico.

A intertextualidade entre diferentes meios de comunicação, movimentando diversos tipos de produção e interação exemplifica o que se chamou de encadeamento midiático.

Lorraine Amorim

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial